Por que treinamos com os pés decalços?

Já se perguntou por que nós, do Multifuncional Studio, praticamos exercícios com os pés descalços?

Acontece  que, durante a execução de exercícios ou movimentos, os pés exercem uma função extremamente importante: equilíbrio tridimensional, garra e aderência com força reação com o solo, coordenação intermuscular com participação do contato dos dedos ao chão principalmente o hálux para correção postural.

Porém, essas funções são negligenciadas ou amenizadas diariamente pelo fato do excessivo uso de calçados para amortecimento ou proteção, esmagando e comprimindo as estruturas ósseas e tecidos moles, retirando dos  pés toda a função de integração e estimulação da fascia plantar, músculos e articulações. 

Quando algo em nosso corpo não é ativado, outra parte do corpo fica em hiperativação, ocasionando uma disfunção com possível inflamação, e posteriormente dores em diversas regiões como na planta do pé, joelho, lombar, quadril e etc. 

O efeito da causa e da consequência pode ser multifacetado, e a disfunção na maioria  das vezes pode ter sua iniciação na falta de ativação ou conscientização neuromuscular de toda função integrada dos pés e suas articulações.

Outro ponto importante é a adequação com ajustes de movimentos e exercícios em apropriados ângulos para cada tipo de pisadas, que  basicamente  podem ser pés cavos, planos e normais.

Quer aprender mais? Siga-nos no Instagram!

No comments:

Post a Comment

Pages